domingo, 12 de novembro de 2023

QUASE UMA TONELADA DE COCAÍNA É APREENDIDA EM NAVIO QUE SAIU DO PARÁ


 

O porta-helicóptero anfíbio Mistral serviu de base para destruir a droga encontrada em navio que saiu do Pará — Foto: Prefeitura Marítima de L'Atlantiqu

DOL CARAJÁS

"Ações conjuntas resultaram na apreensão de 2,5 toneladas de cocaína no Porto de Vitória e em um navio que saiu do Pará".

    O Brasil testemunhou recentemente duas importantes apreensões de drogas, enfraquecendo organizações criminosas envolvidas no tráfico de entorpecentes.

    As operações realizadas pela Polícia Federal em cooperação com a Receita Federal e, em outra instância, em conjunto com a Marinha da França, resultaram na interceptação de 2,5 toneladas de cocaína, segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Flávio Dino.

    A primeira apreensão ocorreu no Porto de Vitória, no Espírito Santo, onde a PF encontrou aproximadamente 1,6 toneladas de cocaína.

    Em uma segunda operação, a Polícia Federal uniu forças com parceiros internacionais, incluindo a Marinha da França, para interceptar 900 kg de cocaína em um navio que saiu do Pará.Uma operação conjunta da Polícia Federal brasileira com outros países localizou quase 900 kg de cocaína em um navio de pesca que saiu do estado do Pará. A apreensão foi feita no sábado (4), pela Marinha da França, na costa africana, com base na investigação da PF do Pará.

Navio que saiu do Pará com quase 900 kg de cocaína teve droga apreendida e destruída pela Marinha francesa — Foto: Prefeitura Marítima de L’Atlantique

    A abordagem ocorreu ainda na noite de sexta-feira (3), no Golfo da Guiné, na África Ocidental. A embarcação estava sem documentação, sem bandeira hasteada ou identificação. De acordo com a Polícia Federal brasileira é o modo de operação do grupo: utilizar embarcações sem registro e pinturas sobrepostas para ocultar a identificação do proprietário e nome da embarcação para dificultar as investigações

    A embarcação saiu da região nordeste do Pará, próximo ao município de Bragança, com quatro tripulantes paraenses, porém, a PF informou que ainda não possui informações oficiais sobre as prisões e outras apreensões que podem ter ocorrido no local.

    De acordo com a PF, a droga que sai do Pará costuma ser levada à costa africana para ser distribuída na Europa. 

    A operação combate o tráfico de narcóticos foi coordenada pelo Centro de Análise e Operações Marítimas, com participação de agências dos Estados Unidos de combate ao tráfico de entorpecentes (JIAFTs, DEA, dentre outras) e conta com a parceria de troca de informações do Brasil, América, França e Inglaterra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário