quinta-feira, 17 de setembro de 2020

SÃO FÉLIX DO XINGU CLASSE PRODUTIVA CONSEGUE REDUÇÃO DO VALOR DO VTN

Diante das diversas dificuldades enfrentadas pela classe produtiva de São Félix do Xingu, uma comitiva composta por produtores rurais estiveram na sede do Iterpa em Belém na última segunda 14, em uma reunião com o presidente do Iterpa Bruno Kono conjuntamente com o ex prefeito e produtor rural de São Félix do Xingu João Cleber em companhia de representantes da Faepa.

Durante a reunião, João Cleber expôs as diversas dificuldades que os produtores rurais enfrentam em São Félix do Xingu, tendo ainda que pagar um valor alto do Valor da Terra Nua (VTN), mesmo sem terem a documentação das suas terras devido a ausência da regularização fundiária.
A luta da classe produtiva - Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu Francisco Torres "o cenário está mudando graças a um esforço conjunto do Governo do Estado, Iterpa e Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu".

Francisco Torres cita que os técnicos do Iterpa estão realizando atendimentos a produtores rurais em São Félix do Xingu e região, contribuindo para a titulação das propriedades que ainda não possuem documentação.  Os atendimentos ocorrem na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de São Félix do Xingu durante toda a semana de segunda a sexta feira das 8 ao meio dia. Todas essas ações do governo do estado ocorrem através  do programa Territórios Sustentáveis que oferta regularização fundiária e benefícios para os produtores rurais como linhas de créditos para o incentivo à produção rural.

Os representantes da Faepa  ressaltaram a importância da redução do valor do VTN que caiu de R$ 1.107,45 o hectare para R$ 599,22 o hectare.  O valor do VTN baixou para a metade do valor variando conforme a distância e  tempo de uso.
Para o pecuarista e ex-prefeito João Cleber "a regularização fundiária encampada pelo Sindicato dos Produtores Rurais e pelo Governo do Estado e a redução do valor do VTN, trará a segurança jurídica para os produtores rurais que terão autonomia para novos investimentos e desenvolvimento para a classe produtiva do município e região.
"O município de São Félix do Xingu ficou com um dos menores valores de VTN da região Sul do Pará para nós é um avanço essa redução" destacou João Cleber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário