Fonte Policia Federal.
A Policia Federal realizou uma na região de Carajás, no município de São Félix do Xingu, a 500 quilômetros de Marabá.
A operação ocorreu nesta terça-feira (18), em uma iniciativa conjunta da Polícia Federal com o Ibama e Funai, realizando uma incursão, aérea, em duas aldeais da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, situadas em São Félix do Xingu.
A ação teve por objetivo atestar a veracidade das denúncias dos indígenas das Aldeias Ka’aeté e Tekatawa de estarem sofrendo ameaças de invasão de suas terras por grileiros e fazendeiros da região.
Foi constatado que pessoas, ainda não identificadas, chegaram a cavalo na aldeia Ka’aeté no último final de semana, levando cerca de 100 cabeças de gado, as quais foram deixadas em áreas desmatadas do entorno da mesma.
Após terem deixado o gado na região, os homens teriam saído da área. A aldeia encontra-se em local isolado e não possui acesso para veículos.
Em outra aldeia visitada pelos policiais, de nome Parakanã, os índios relataram não terem sofrido ameaças nem invasão de suas terras.
A Polícia Federal vem agindo prontamente nas investigações, sempre preservando os direitos dos povos indígenas e coibindo crimes que possam ocorrer em suas terras. Reforçando o cumprimento do seu papel constitucional de Polícia Judiciária da União, trabalhando incessantemente na repressão aos crimes de sua atribuição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário