A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) inaugurou, na sexta-feira (24), as instalações do Bloco Multiuso do Instituto de Estudos do Xingu (IEX), campus de São Félix do Xingu, para a comunidade acadêmica e os demais setores sociais da região. A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor, professor Francisco Ribeiro, da diretora do IEX, professora Elaine Ferreira Dias, do deputado federal, Hélio Leite (Democratas), do prefeito, João Cleber (MDB), além de outras autoridades locais e representantes da sociedade civil.
As instalações são destinadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do trabalho administrativo. A área conta com 1.540,55 metros quadrados, distribuídos em cinco salas de aula, miniauditório, biblioteca, laboratório de informática, laboratório de Engenharia, salas administrativas e ambientes para professores.
Além de ser uma obra moderna e de alta qualidade, o prédio possui uma estrutura sustentável. Foram instaladas placas solares para o aproveitamento de energia solar, ampliando o parque de geração fotovoltaica da Unifesspa. A energia gerada vai abastecer a maior parte da demanda de consumo do prédio, resultando em economia para a Instituição. Desde o processo de licitação até a conclusão, a obra é acompanhada e fiscalizada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa e também pela Pró-Reitoria de Administração (Proad), cada uma delas dentro de suas competências institucionais.“Quando fui procurado em Brasília, me coloquei à disposição para ajudar o município de São Félix do Xingu. Muitas mãos construíram o que estamos entregando aqui. Foi feito um prédio de qualidade com o dinheiro bem aplicado. Nós só somos fortes se formos no conjunto. Aqui é a perspectiva de um futuro melhor para as nossas famílias”, afirmou o deputado.
O reitor da Unifesspa destacou a importância da articulação da comunidade acadêmica local com os Poderes Executivo e Legislativo em todas as instâncias para garantir recursos e apoio para o desenvolvimento da Universidade.
Para a diretora do Campus, Elaine Ferreira Dias, o prédio representa muito mais que um novo e moderno espaço físico. Marca uma nova etapa na história do campus de São Félix do Xingu. “Minha fala aqui é de gratidão a todos que contribuíram para a realização desse sonho. Estamos muito felizes por esta nova fase do IEX. Este não é só um prédio, é a expectativa de muitos se realizando”, disse. “Essas instalações, esses novos prédios, tudo é feito para vocês. Aos alunos, vão fundo na formação de vocês. Aos servidores, agradecemos a dedicação por manter o IEX em pleno funcionamento e atendendo a comunidade acadêmica. A articulação local e regional é fundamental para que possamos continuar a crescer”.
Além da obra pronta, estão sendo instalados os equipamentos, mobiliários e todos os acessórios necessários ao funcionamento dos espaços administrativos, das salas de aula, laboratórios e demais ambientes acadêmicos. O novo espaço é destinado aos cursos de graduação em Letras – Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Engenharia Florestal oferecidos pela Unifesspa, atendendo à demanda reprimida por ensino superior na própria cidade e em localidades vizinhas, como Tucumã, Ourilândia do Norte, Cumaru do Norte e Água Azul do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário