Os alojamentos eram feitos de lona e não haviam sequer instalações solitárias.
Na manhã desta quarta-feira, 07, cinco trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão no município de São Felix do Xingu. Os funcionários foram encontrados condições degradantes de trabalho e de vivência em fazenda localizada na zona rural da região.
Na fazenda onde os trabalhadores foram resgatados, a equipe localizou oito pessoas e cinco delas em condições de trabalho precárias. Parte do trabalho incluía na construção de cercas e currais, para a qual realizavam a derrubada de madeira nativa extraída no próprio estabelecimento, utilizando-se de motosserras com que preparavam unidades de mourões, mancos, réguas e estacas.
As relações de trabalho eram informais, não havendo quaisquer vínculos regularizados e o pagamento de salários era irregular. Durante a verificação física, os auditores-fiscais do Trabalho, foi constatado que os trabalhadores estavam alojados na mata, próximo de onde estavam trabalhando. Os alojamentos consistias em dois barracos de lona, com plásticos que serviam como coberturas, amarrados às árvores e sem fechamento lateral ou piso.
As roupas, malas, mochilas e objetos pessoais encontravam-se, conforme constatou a fiscalização, penduradas em varais improvisados, ou jogados no chão. Os trabalhadores também não dispunham de instalações sanitárias. Nos barracos não havia local adequado para as refeições, o que obrigava os trabalhadores a se alimentar sentados em tocos de árvores segurando seus pratos na mão.
O alimento era comprado pelo empregador, fornecido aos trabalhadores que recebiam os descontos nos salários e ficava armazenado em estantes improvisadas com com galhos, expostos a insetos e animais. A única iluminação existente era a natural, do sol; à noite os trabalhadores utilizavam velas e lanternas pessoais.
Apesar de haver riscos no manuseio de ferramentas e motosserras, não havia quaisquer ações de segurança e saúde no trabalho, sem fornecimento de qualquer equipamento de proteção individual ou treinamento para o trabalho.
Com informações do Jornal Folha do Progresso
༺𝑅𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 👊🏻👑🌹
Nenhum comentário:
Postar um comentário